"Comunicação, Cidadania e Educação" - 10 anos na Universidade do Minho/Portugal

Nosso blog se congratula com a Universidade do Minho que há quase 10 anos, através de seu "Senado Universitário", decidiu criar o Curso de Mestrado em Ciências da Comunicação, tendo como área de especialização Comunicação, Cidadania e Educação. A medida está na ata da reunião do senado de 24 de Julho de 2000 (Resolução nº 20/00) e o curso teve sua sessão inaugural na abertura do segundo semestre de 2002-2003, com a participação do prof. José Manuel Pérez Tornero, diretor de um mestrado análogo na Universidade Autónoma de Barcelona, e do qual eu (Cristiane Parente), que vos escrevo, tive o prazer de ser aluna.

O curso da Universidade do Minho teve várias edições e deu origem a diversos estudos relevantes, segundo o professor Manuel Pinho, nossa fonte nesse texto. É ele quem explica que o curso "só foi interrompido ou descontinuado quando o Departamento se orientou para a adaptação de toda a oferta formativa ao chamado modelo de Bolonha, quando foi decidido que "Comunicação, Cidadania e Educação" deveria continuar, mas não já como área de especialização, e sim como um curso de mestrado concebido de raiz".

Para o professor Manuel Pinto, vale refletir três pontos acerca dessa notícia. Citamos exatamente o texto que ele divulgou em seu blog:

"1. O mestrado nasce com a designação de "Comunicação, Cidadania e Educação" (e não "Educação para os Media") por razões de natureza acadêmica internas; mas, por outro lado, enfatiza uma orientação que sempre foi privilegiada: o foco na educação para a cidadania.
2. O curso surge como especialização de um mestrado de Ciências da Comunicação e é promovido pelo Departamento de Ciências da Comunicação, ainda que com a colaboração de docentes das Ciências da Educação. Não é caso único, no panorama internacional - de resto, o de Barcelona, já referido, também surgiu (e continua a funcionar, há perto de 20 anos) na Faculdade de Ciências da Comunicação da UAB).
3. Enfim, uma curiosidade: um dos frutos desse mestrado é o blog Educomunicação, que surgiu, como se disse, logo no primeiro post, como plataforma de apoio às aulas do curso".

Nosso blog Mídia e Educação parabeniza o professor e seus colegas da Universidade do Minho, Sara Pereira, Luís Pereira, Fábio Ribeiro, Tiago Dias Ferreira e Vítor Sousa, que tanto contribuem para nossa reflexão sobre a relação mídia e educação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita