Quadrinhos na sala de aula

Compartilhamos abaixo texto do editor do blog Nona Arte, jornalista Carlos Ely, sobre o blog The Graphic Classroom que como o nome já sugere, é um blog de quadrinhos para a sala de aula. Abaixo, o texto do jornalista. Aproveitamos para indicar o blog http://quadrinhos-nona-arte.blogspot.com/

"Essa dica vale para todos os fãs de quadrinhos, mas em especial para professores do ensino fundamental e médio. Escrito pelo professor e estudioso de Comics americano Chris Wilson, o blog The Graphic Classroom é uma fonte para professores e bibliotecários que buscam selecionar quadrinhos e novelas gráficas para estudantes e compor o acervo de bibliotecas.

Por seu trabalho inédito Chris conquistou o prêmio “Top Children Book Blog”.

Chris Wilson escreve uma resenha para cada graphic novel ou revista e confere uma nota para cada título publicado no Blog, além de uma indicação de idade a qual a história se destina.

Além das resenhas, Chris reúne ainda artigos diversos sobre a narrativa em quadrinhos e indicações sobre como estimular a leitura de comics em sala de aula.

Em uma entrevista a um jornal americano o professor revela que ele próprio achava que quadrinhos era algo estúpido e infantil... até o nascimento de sua filha. Nesse momento, Chris começou a pensar em como se conectar com ela. “Como eu faria para transmitir algumas das coisas em que acredito e gosto? Neste momento ele resgatou o contato com a leitura dos quadrinhos.

Quando Chris decidiu voltar à escola para fazer seu mestrado ele sabia que a literatura em quadrinhos seria o seu objeto de estudo. Ele começou a estudar e decidiu buscar uma forma de passar a outros pesquisadores as suas descobertas. “O ineditismo desse tema assusta as pessoas. Elas não querem que seus filhos sejam expostos a esse tipo de leitura. Os pais dão aos filhos Shakespeare, mesmo sabendo que suas obras contém sexo, drogas, venenos, assassinatos e coisas assim. Mas, tudo bem... afinal, são clássicos.” – diz Chris.

O trabalho de Chris logo se tornou conhecido e começou a gerar repercussão junto aos outros professores que puderam constatar o aumento do nível de leitura dos seus alunos. Ele afirma que o maior impacto da literatura em quadrinhos é motivar as crianças a ler. “Quando e estudei literatura, descobri que oferecer escolhas é a melhor forma de estimular a leitura.

Entretanto, a maioria dos professores não permitem escolhas na sala de aula. Nós lhes damos esta opção e as crianças começam a ler. Eu acredito firmemente que quando as crianças pegam quadrinhos elas naturalmente começarão a ler outras formas de literatura. Eu simplesmente uso os comics como ponte”, afirma." (Carlos Ely - Blg Nona Arte)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita