Só lembrando: Congresso Literacia, Media e Cidadania

O I Congresso Literacia, Media e Cidadania da Universidade do Minho, acontece nos dias 25 e 26 de março, em Braga/Portugal! Veja matéria publicada no jornal O Público sobre o evento e anúncio televisivo sobre o congresso.

Congresso defende educação para os média
Por Isabel Teixeira da Mota - O Público - 16/01/2011

Em Portugal "não existe formalizada e generalizada uma educação" que forneça consciência crítica relativamente aos média. A afirmação é da investigadora Sara Pereira e surge no contexto da preparação do congresso "Literacia, Media e Cidadania".

Em face da preponderância cada vez mais acentuada dos meios de comunicação social na vida das pessoas (sobretudo da televisão e da internet nos mais diversos dispositivos), tem surgido maior preocupação com o que se chama "educação para os média" ou "literacia mediática", destaca a investigadora da Universidade do Minho (UM), e justifica-se que se proceda a uma educação sistemática nesta área.

"Assim como são cuidados o ambiente natural e o ambiente urbano, assim também devem ser cuidados e melhorados os ambientes simbólico e cívico", diz a investigadora, membro da comissão organizadora do encontro, agendado para os dias 25 e 26 de Março em Braga.

Saber ler o jornal, ouvir rádio ou ver tv e navegar na internet exige exercitar-se em absorver criticamente os dados, relacionando as informações de cada um destes media e cruzá-las com os critérios próprios.

Uma recomendação da Comissão Europeia define literacia mediática como "a capacidade de aceder aos media, de compreender e avaliar de modo crítico os seus diferentes conteúdos e de criar comunicações em diversos contextos".

É neste sentido que se têm desenvolvido experiências por todo o país, tendo a equipa da UM preparado um estudo para a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) que será apresentado no congresso.


.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita