I Fórum Paranaense de Educomunicação com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o I Fórum Paranaense de Educomunicação, promovido pela Ciranda – Central de Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência e pelo Ponto de Cultura Educamídia. O evento acontece nos dias 15 e 16 de setembro, na Universidade Positivo (UP), em Curitiba-PR. As inscrições devem ser feitas até o dia 2 de setembro.

O Fórum é voltado a educomunicadores, educadores, jornalistas e acadêmicos dos cursos de Comunicação Social e Pedagogia, além de jovens interessados na produção de mídia. O objetivo é ampliar o conhecimento prático e teórico sobre a educomunicação no Paraná e possibilitar a troca de experiências e pesquisas na área. A ação tem o apoio da Universidade Positivo, da Fundação Cultural de Curitiba e do Ministério da Cultura, no âmbito do Programa Cultura Viva. A Fundação Araucária também apoia com recursos o evento.

Programação
O primeiro dia do evento conta com mesas-redondas em que serão discutidos aspectos teórico-conceituais sobre a metodologia e sua aplicação na educação, na comunicação e em ações de mobilização social. Para tanto, o Fórum terá a presença do coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP, Ismar de Oliveira Soares e do secretário executivo da Rede Nacional de Experiências em Educação, Comunicação e Participação (Rede CEP), Alexandre Sayad, entre outros profissionais.


Também serão ministradas 10 diferentes oficinas. As temáticas se relacionam com a garantia dos direitos humanos, principalmente de crianças e jovens, como é o caso, por exemplo, das oficinas que abordarão a cultura de paz e o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual. O uso das tecnologias para a produção acessível de materiais de comunicação também será conteúdo de oficinas, como a de vídeo de bolso e a sobre o uso da fotografia em sala de aula. A intenção é que educadores encontrem na educomunicação um modo interativo de tratarem os mais variados assuntos, estimulando os educandos a se expressar de forma crítica e autônoma.

Dia 15/09 (quinta-feira)

8h: Credenciamento
Exposição de materiais produzidos a partir de projetos/perspectivas educomunicativas
8h30: Abertura do evento
8h50: Conferência – “Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação” com Ismar De Oliveira Soares
10h: Intervalo
10h10: Mesa-redonda – “Experiências de educomunicação em escolas, comunidades e movimentos sociais” com Alexandre Sayad, Márcia Correa e Castro, Anderson Luiz Moreira e Lucimeire Martins.
12h15: Almoço
13h30: Início das Oficinas
17h30: Apresentação do resultado das oficinas
Atividade cultural
18h: Encerramento do dia


Dia 16/09 (sexta-feira)
9h: Apresentação de artigos científicos, ensaios ou relatos de experiência em educomunicação.
12h: Encerramento do evento
Trabalhos acadêmicos
A apresentação de trabalhos acadêmicos acontece no dia 16 de setembro. Podem ser inscritos artigos científicos, ensaios, projetos e relatos de experiência que se relacionados ao campo da educomunicação. O trabalho completo, entre 8 e 12 páginas, deve ser enviado até o dia 2 de setembro. Para conhecer as normas de envio de trabalhos acadêmicos clique aqui. Os trabalhos selecionados serão divulgados até o dia 6 de setembro. Os participantes que apresentarem trabalho receberão um CD dos anais do evento com o ISSN.

Conheça a programação completa.
A educomunicação
Utilizada tanto em escolas quanto em espaços não-formais de educação, a metodologia é considerada uma importante aliada no desenvolvimento da aprendizagem. Não apenas porque insere ferramentas da comunicação (vídeo, blog, jornal mural, rádio etc) no processo pedagógico, tornando os alunos mais que consumidores passivos de mídia. Um dos propósitos da educomunicação é formar cidadãos participativos, que se identifiquem com questões coletivas e sociais. Unindo educação à comunicação, os processos educomunicativos garantem que crianças, adolescentes e adultos exerçam o direito à comunicação, refletindo sobre suas realidades e produzindo materiais para expressar suas ideias e demandas.

Local: Universidade Positivo, Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido, Curitiba-PR
Público alvo: Comunicadores, educadores e demais interessados no tema
Informações:contato@forumeducom.com.br/ (41) 3023-3925 e http://www.forumeducom.com.br/
Promoção: Ciranda e Ponto de Cultura Educamídia

Fonte: ANDI Comunicação e Direitos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita