Projeto Media Lab vence Prêmio Mundial Jovens Leitores, da Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA)


Compartilhamos matéria do Jornal de Notícias, de Portugal, sobre prêmio que ele e o Diário de Notícias ganharam com o projeto Media Lab.


Júri congratulou JN e DN por criarem "um espaço que permite aos jovens leitores participarem activamente no mundo do jornalismo usando as novas tecnologias"

O projecto Media Lab, iniciativa do Jornal de Notícias e do Diário de Notícias, diários da Controlinveste, que visa envolver jovens e crianças no mundo das notícias, venceu o prémio "World Young Reader Prize 2011" na categoria "Making the News" da "World Association of Newspapers".

O prémio, dado pela Associação Internacional de Jornais, reconhece o melhor projecto ou actividade na área do desenvolvimento da leitura de jornais entre os mais jovens.

Segundo o júri, o Media Lab "é um excelente modelo a seguir por outros jornais e que 
desenvolve a consciência da importância das notícias. A simplicidade e a escala deste projecto para desenvolver a literacia para os média são assinaláveis e o objectivo de chegar ao número de 50 mil estudantes a participar no projecto está muito perto de ser conseguido."

O júri felicitou também o JN e o DN por serem "líderes nesta área" e por terem criado "um espaço que permite aos jovens leitores participarem activamente no mundo do jornalismo usando as novas tecnologias".

O projecto Media Lab tem por objectivo estimular uma relação proactiva com os Media, em particular com a imprensa. Reunindo um conjunto de actividades que induzem ao acto criativo, esta iniciativa pretende familiarizar os participantes com as mais diversas ferramentas de divulgação da notícia, bem como sensibilizar para a importância de Informação de qualidade.

No Media Lab, jovens e crianças aprendem a explorar funcionalidades de um website, a criar um blogue ou a utilizar as redes sociais. Através deste exercício, todos ficarão a entender como se estrutura uma edição impressa e online: qual o critério de selecção das notícias, que secções fazem o jornal, que importância tem o desenho das páginas. Através deste exercício, são ainda incentivados a acompanhar a realidade nacional e internacional, expandindo a sua noção do mundo.

Fonte: Jornal de Notícias/ Foto:Fernando Timóteo- Global Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita