Ser famoso é o mais importante? Pergunte aos programas para tweens

Compartilhamos abaixo dica de leitura do Criança e Consumo. É um texto do blog Crianças e Mídia que refere-se a uma pesquisa feita pela Universidade da Califórnia. A ideia era investigar os valores que mais se destacam nos programas favoritos dos Tweens, turma que tem entre 9 e 11 anos.
Pasmem! De uns anos pra cá a Fama virou valor número 1 entre muitas crianças dessa faixa etária. O que estamos fazendo para permitir que isso aconteça? O que fazemos para mostrar outros valores a nossos alunos, filhos, parentes? Reflita e compartilhe!

Você, mãe ou pai de uma criança pré-adolescente, já parou para ver com atenção os programas de TV destinados a essa faixa etária? A Universidade da Califórnia (UCLA) fez exatamente isso. Avaliou os programas favoritos dos tweens (9 a 11 anos), como ‘Hannah Montana’, e concluiu que “fama” é o valor número 1 dessas atrações.

Em 1997, a mesma pesquisa tinha colocado “fama” em 15º lugar no ranking. Outros valores transmitidos pelos programas atuais também são individuais – “sucesso financeiro” e “boa forma física”. Segundo Patricia Greenfield, do Departamento de Psicologia da UCLA e co-autora do estudo, “os tweens são pouco realistas sobre o que têm que fazer para se tornarem famosos. Eles podem desistir daquilo que realmente vai prepará-los para suas carreiras e objetivos realistas”.


Embora a pesquisa, publicada no Journal of Psychology Research on Cyberspace, tenha sido feita nos EUA, seus resultados devem ser considerados também por pais em outros países. O relatório da pesquisa chama atenção para o fato de que personagens como Hannah Montana tem alcance internacional já que as empresas americanas que produzem programas para jovens dominam os canais a cabo infanto-juvenis. É o caso da Disney e Nickelodeon.

Fonte: Blog Crianças e Mídia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita