TCC em jornalismo da UFUB produz livro eletrônico sobre Educomunicação

O Trabalho de Conclusão de Curso da aluna Lívia Zanolini, estudante de Jornalismo, procurou desenvolver uma estratégia de comunicação para divulgar o tema Educomunicação nas escolas de Uberaba. Para isso, a ferramenta jornalística empregada foi uma revista direcionada a diretores e professores que ainda não conhecem essa proposta de unir a comunicação e a educação nos projetos político-pedagógicas das escolas.

A Revista “Educativa” pretende apresentar o conceito de Educomunicação e discutir oportunidades de se empregar a prática educomunicativa, apresentando o quanto a utilização de ferramentas da comunicação são importantes para o desenvolvimento da educação.

Em um mundo dominado pela era da informação, observa-se que, por meio de ferramentas comunicativas, os professores podem incentivar os alunos a produzirem conteúdos educativos de forma lúdica e criativa. Dessa maneira, os estudantes se desenvolvem, pesquisam e aprendem, satisfazendo as suas próprias curiosidades intelectuais, participando da construção dos conhecimentos e exercitando as capacidades comunicativas por meio da expressão de suas ideias em veículos experimentais de comunicação, levando os seus conhecimentos para além das salas de aula.

A importância:
Esclarecer professores que ainda não conhece o termo Educomunicação é o principal objetivo da revista. O projeto foi estruturado de forma a instruir sobre o conceito e as práticas da educomunicação, de modo que fique claro o processo pelo qual se dá o desenvolvimento de uma estratégia educativa dessa natureza. Dessa forma, a revista foi produzida como um guia de instruções para que os professores tomem conhecimento de como desenvolver projetos educomunicativos com os alunos, bem como orientar os discentes no desenvolvimento das atividades.

Métodos utilizados:
Para a realização da revista, basicamente foram realizadas pesquisas de campo nas escolas Nossa Senhora das Graças, Criativa e Professora Corina de Oliveira, da cidade de Uberaba. Foi realizadauma entrevista ping-pong com o maior nome da Educomunicação no país: Ismar de Oliveira Soares. A revista reuniu artigos de professores que contaram suas experiências no envolvimento com projetos educomunicativos. Além disso, muitas pesquisas bibliográficas.


Acesso ao livro digital: http://comunicacao.uniube.br/?p=1158

Fonte: www.cca.eca.usp.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita