Educomunicação em livro sobre Jornalismo

Compartilhamos abaixo, texto do site da licenciatura em Educomunicação da ECA/USP, sobre o livro "Horizontes do Jornalismo - Formação superior, perspectivas teóricas e novas práticas profissionais”. Vale a dica!
Com um capítulo intitulado "Teorias da comunicação, teorias do jornalismo e educomunicação: transversalidades epistemológicas e metodológicas em pesquisa de intervenção social, de Angela de Faria Vieira, está sendo lançado, no Rio de Janeiro, o livro “Horizontes do Jornalismo – Formação superior, perspectivas teóricas e novas práticas profissionais” (coordenado por Marcelo Kischinhevsky, Fabio Mario Iorio e João Pedro Dias Vieira, Ed. E-Papers, 2011).
O livro reúne alguns dos principais trabalhos apresentados durante o 5º Encontro Rio-Espírito Santo de Professores de Jornalismo, realizado pelo Departamento de Jornalismo e pelo curso de especialização em Jornalismo Cultural da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS/UERJ), em parceria com o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ). A coletânea será lançada no dia 7 de dezembro, às 19h, na Livraria Blooks (Praia de Botafogo 316, junto ao Unibanco Arteplex – Rio de Janeiro – RJ), e terá pré-lançamento nesta sexta, 4 de novembro, às 19h30, durante o 9º Encontro da SBPJor, na ECO/UFRJ, campus Praia Vermelha.
O livro, com prefácio de Mirna Tonus, será vendido, em papel e em versão eletrônica, pelo site:
http://www.e-papers.com.br/produtos.asp?codigo_produto=2169&promo=3
Abaixo, o sumário:
Parte 1 – Jornalismo em perspectiva
Desafios da profissão, do ensino e da pesquisa em Jornalismo (Beatriz Becker)
Convergências e divergências (João Batista de Abreu)
A decisão do STF que derrubou a exigência do diploma de jornalista para o exercício da profissão e o seu reducionismo à teoria do espelho. (Leise Taveira)
Parte 2 – Entrelinhas
O discurso sobre o “mal”: representações jornalísticas da morte de Osama Bin Laden (Nemézio Amaral Filho)
Questões metodológicas sobre a teoria do newsmaking: um estudo de caso sobre o jornalismo esportivo (Leonel Azevedo de Aguiar e Luisa Prochnik)
O sol de cada dia no simulacro midiático (Fabio Mario Iorio)
O jornalismo e a comunicação de massa como campos legítimos de produção de informação (Alexandra Aguirre)
Parte 3 – Experiências e intervenções
Circulação de conteúdos radiofônicos em mídias sociais: o projeto “UERJ no Ar – o Rádio como Apoio à Inclusão Social e à Difusão do Conhecimento Científico e Tecnológico” (Marcelo Kischinhevsky)
F5 – Atualizações metodológicas no ensino digital (Cristina Rego Monteiro da Luz)
Jornalismo comunitário no Morro dos Macacos – relato de uma experiência (Luiza Mariani)
A escuta jornalística e sua contribuição à construção da cidadania (Ana Lucia Vaz)
O universo numa bolha de sabão: autoria e plágio nos trabalhos acadêmicos (Soraya Venegas Ferreira e Milton Júlio Faccin)
Teorias da comunicação, teorias do jornalismo e educomunicação: transversalidades epistemológicas e metodológicas em pesquisa de intervenção social (Angela de Faria Vieira).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita