III Encontro Brasileiro de Educomunicação disponibiliza programação

III Encontro Brasileiro de Educomunicação acontece dias 2 e 3 de dezembro na ECA/USP. A promoção do evento é do Departamento de Comunicações e Artes da ECA/USP, da Licenciatura em Educomunicação do CCA-ECA/USP, do Curso de Especialização em Educomunicação do CCA-ECA/USP, do NCE- Núcleo de Comunicação e Educação da USP e da Revista de Comunicação & Educação – CCA-Edições Paulinas.


Contexto e Objetivos
III Encontro Brasileiro de Educomunicação tem dois grandes objetivos: celebrar a Década de Educomunicação e apresentar o Curso de Especialização em Educomunicação.
A década se inicia em 2001, com a difusão das pesquisas do NCE-USP e termina em 2011, com a implantação da Licenciatura e a apresentação da Especialização em Educomunicação.
Foi justamente ao longo deste período de tempo que o Brasil assistiu à implementação do mais expressivo programa de políticas públicas na área, o Programa de Educomunicação da Secretaria de Educação da Prefeitura de São Paulo.
O feito foi seguido por outras iniciativas, promovidas, em todo o país, por milhares de gestores, agentes culturais e professores, implementadas por sistemas de ensino, órgãos da mídia, organizações da sociedade civil e universidades, espaço em que mais de cem (100) pesquisas de mestrado e doutorado foram desenvolvidas em torno do novo conceito e de suas práticas. A celebração da década da Educomunicação ocorre, igualmente, no momento em que o NCE-USP forma a primeira turma do curso de Especialização em Mídias na Educação - curso do MEC ministrado pelo Núcleo no Estado de São Paulo
Estabelecido como área de intervenção social, o campo da educomunicação passa a ser legitimado em nível internacional, como comprovam recentes congressos realizados em países da América Latina e Península Ibérica.
III Encontro Brasileiro de Educomunicação se estenderá pelo país através da Virada Educom, com o convite para que os educomunicadores dos mais diversos programas e projetos postem suas produções nas redes sociais.
Por sua parte, a Secretaria de Educação do Município de São Paulo, mantendo a liderança na prática educomunicativa como política pública, encerra as comemorações nacionais, reunindo, no CEU Aricanduva, no dia 12 de dezembro, das 8h00 às 18h00, os professores e estudantes envolvidos com os projetos “Nas Ondas do Rádio” e “Imprensa Jovem”.
Na comemoração da Década da Educomunicação, o III Encontro Brasileiro de Eduocmunicação receberá duas visitas ilustres: a Profa. Dr. Maria Teresa Quiroz, pesquisadora da Universidade de Lima, Peru, na área dos estudos de recepção e a Jornalista Silvia Bacher, coordenadora da organização “Las otras Voces” responsável por um dos mais extensos projetos de uso do rádio nos espaços educativos da Argentina.

Programação

Programa do III Encontro Brasileiro de Educomunicação


Dia 2 de dezembro – Manhã
9h00 Credenciamento (para os participantes inscritos)
Local: Saguão de entrada do prédio central da ECA


9h30 – 10h0 Abertura
Local: Auditório Paulo Emílio e salas contiguas (1º piso do prédio central da ECA/USP)
 Prof. Dr. Mauro Wilton de Sousa, Diretor da ECA/USP
 Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares, Chefe do CCA-ECA/USP

10h00 – 11h45 
Painel I: A Década da Educomunicação (2001-2011)
Coordenação: Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares, Licenciatura em Educomunicação
No terceiro setor
 Jornalista Alexandre Sayad, Secretário Executivo da Rede CEP

No ensino formal
 Prof. Carlos Mendes Lima, Secretaria de educação do Município de São Paulo – SP
 Educador Renato Santos Góes, FUNDHAS

No espaço corporativo
 Prof. Dr. PauloNassar, Associação Brasileira de Comunicação Empresarial
Na pesquisa acadêmica
 Profa. Dra. Patrícia Horta, UFPE – NCE/USP

Secretária do painel: Luci Ferraz
Entre 2001 e 2011, o conceito da Educomunicação passa a ser adotado por lideranças, órgãos governamentais, instituições privadas das áreas da educação e do meio ambiente, assim como por organismos do Terceiro Setor, na América Latina e no Brasil. Apresentamos reflexões de protagonistas deste processo de expansão.

11h45 – 12h30
Painel II: Apresentação da Licenciatura em Educomunicação do CCA- ECA/USP
Coordenação: Profa. Dra. Maria Cristina Palma Mungioli, Licenciatura em Educomunicação
 Profa. Dra. Maria Cristina Costa Castilho – Professora da ECA/USP
Secretária do painel: Sandra Alonso de Oliveira Caixeta
A partir de 2012, o Departamento de Comunicações e Artes da ECA/USP passa a oferecer um Curso de Especialização em Educomunicação, com duração de três semestres (360 horas). A coordenadora do curso apresenta os fundamentos e as especificações do projeto.


Dia 2 de dezembro – Tarde
14h00 – 15h30 
Painel III – A Educomunicação: pesquisa e intervenção social na América Latina
Coordenação: Profa. Dra. Liana Gottlieb, 
Profa. Dra. Maria Teresa Quiroz, Universidade de Lima, Peru
 Jornalista Silvia Bacher, Las Otras Voces, Buenos Aires, Argentina
 Jornalista Antonia Alves, Rede Salesiana de Escolas das Américas
Secretária do painel: Silene Lourenço
A América Latina exerce liderança mundial no campo da pesquisa e da prática educomunicativa. Apresentamos as experiências pioneiras de Maria Teresa Quiroz (Peru) no campo dos estudos da recepção; da jornalista Silvia Bacher (Argentina), no campo da implementação de projetos de produção midiática no espaço escolar e de formação docente para trabalhar com a mídia, assim como a experincia em construção por parte da Rede Salesiana de Escolas que, a partir de 2001, adotou a educomunicação em suas escolas no continente americano. A RSE será representada no painel pela pesquisadora Antonia Alves.


15h45 – 17h30
Painel IV – Diálogos com a Educomunicação
Coordenação: Prof. Dr. Adilson Odair Citelli, Licenciatura em Educomunicação
 Profa. Dra. Maria Aparecida Baccega, ESPM/USP
 Profa. Dra. Maria Isabel Orofino, ESPM
 Profa. Dra. Priscila Simões, Curso de Gestão da Comunicação
Secretária do painel: Rose Pinheiro
O debate envolvendo esta nova área a que chamamos de educomunicação solicita, ainda, uma série de aprofundamentos, definições teóricas, precisão metalinguística, malgrado tenha alcançado práticas que indicam estarmos diante de um campo em pleno desenvolvimento. De certo modo, as ações educomunicativas já se encontram na sociedade, através de escolas, organizações não governamentais, políticas públicas, etc. O propósito desta mesa é o de aprofundar reflexões que permitam ampliar o reconhecimento acadêmico da área.


16h30.
Videoconferência sobre o tema do III Encontro, com educadores da RSE do Estado do Amazonas - Prof. Dr.Ismar de Oliveira Soares, Coordenador do NCE-USP


Dia 3 de dezembro – Manhã
9h00 – 10h30 
Painel V – Gestão de programas de formação em Educomunicação
Coordenação: Prof. Dr. Claudemir Viana, CENPEC    
 Prof. Dr. Richard Romancini, Curso de Especialização Mídias na Educação
 Prof. Dr. Marciel Consani, SME-SP
 Profª Mestra Danielle Andrade, Bacharelado em Educomunicação da UFCG
 Jornalista Silvana Gontijo, Programa Mídiaeducação da OSCIP Planetapontocom, RJ
Secretária do painel: Maria Salete Soares
O painel analisará as experiências de formação de educomunicadores em diferentes níveis. Em nível de extensão: o programa de atualização dos professores-educomunicadores da rede municipal de educação de São Paulo (Programa Nas Ondas do Rádio), assim como as atividades desenvolvidas, a partir do Rio de Janeiro, mediante o trabalho da OSCIP Planetapontocom; Em nível de graduação será apresentado o Bacharelado em Educomunicação da UFCG. Em nível de especialização, o Mídias na Educação, curso a distância do MEC, desenvolvido em São Paulo numa parceria entre a UFPE e o NCE-USP.


Painel VI – Gestão de práticas em Educomunicação
Coordenação: Dr. Ricardo Alexino, Licenciatura em Educomunicação    
• Jornalista Cristiane Parente, do Programa Jornal na Educação da ANJ (Brasília)
• Lucimeire da Silva Martins, ONG Ciranda (Curitiba)
• Jornalista Lilian Romão, Viração Educomunicação
• Profª Regina Gavassa, docente da SME-SP
Secretária do painel: Maria Izabel Leão
O painel analisará as diferentes modalidades de planejamento e execução de Práticas de Educomunicação, contemplando as perspectivas institucionais (o natureza da instituição que oferece o programa), programáticas (tipos de ofertas de formação), pedagógicas (orientação curricular das propostas) e sócio-culturais (resultados obtidos junto aos participantes).


11h00 – 12h30 
Painel VII – Transdisciplinaridade e ação educomunicativa: a expressão artística, as tecnologias da informação e a educação ambiental
Coordenação: Profa. Dra. Roseli Fígaro, Licenciatura em Educomunicação
• Profa Dra. Dália Rosenthal– CAP, ECA/USP
• Prof. Mestre Marcus Tavares Programa de midiaeducação da Revistapontocom, RJ
• Prof. Dr. Ivan Siqueira (Information Literacy) - CBD, ECA/USP
• Prof. Luciano Rodolfo de Moura Machado, SME e SEMEA - PMSJC
Secretário do painel: Thiago Muniz Garcia
A partir do referencial da transdisciplinaridade, o painel discutirá modalidades de ações que permitem um tratamento educomunicativo para temas como a educação artística, a midiaeducação, a integração das tecnologias no ensino básico e superior e a educação ambiental.


Painel VIII – Pesquisa em Educomunicação
Coordenação: Profa Dra. Lucilene Cury, Licenciatura em Educomunicação
• Prof. Mestre Claudio Messias, NCE-USP  
• Profa. Dra. Ademilde Sartori, UDESC  
• Profa. Mestre Juliana Siqueira,
• Prof. Drª. Eliany Salvatierra, UERJ
Secretária do painel: Daniele Próspero
Nos últimos dez anos multiplicaram-se as dissertações de mestrados, as teses doutorais e mesmo as pesquisas de pós-doc em torno do tema da educomunicação. Por outro lado, o GT sobre Comunicação e Educação da Intercom vem ganhando renovado impulso a partir da escolha do conceito como objeto de papers. O painel discutirá os rumos da pesquisa acadêmica como suporte para o entendimento da natureza epistemológica da prática educomunicativa.


Dia 3 de dezembro – Tarde
14h00 – 15h30
1 -Painel IX – Cinema como prática educomunicativa
Coordenação: Prof. Dr. PauloCesar Teles, UNICAMP
1 – O Projeto Cinema Brasil – Cineasta Lais Bodanski e Profª Drª Cláudia Mogadouro


2 – Produção do longa “Bem-te-vi, o Filme”, envolvendo crianças de Angola, Inglaterra, Espanha, Japão e Brasil – Cineasta Ariana Porto. 
Secretário do painel: Carlos E. Lourenço


2 - Reunião de Educomunicadores: Criação da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação
Secretária: Antonia Alves


15h30min - Encerramento


Fonte: http://www.cca.eca.usp.br/iii_encontro_educomunicacao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita