O Brasil comemora a Década da Educomunicação

Compartilhamos abaixo convite da turma da Educomunicação e do professor Ismar de Oliveuira Soares, da ECA/USP, para que todos participem das comemorações da década da Educomunicação. A ideia é publicar sua produção nas redes sociais, entre 4 e 11 de dezembro.




"Entre 2001 e 2011, com a difusão das pesquisas sobre a interface comunicação/educação no contexto dos estudos sobre as práticas sociais voltadas ao pleno exercício do direito de expressão na América Latina, multiplicaram-se, pelo Brasil, programas e projetos identificados como “educomunicativos” a partir da perspectiva defendida pelo NCE-USP.


A quantidade, a abrangência e, sobretudo, os resultados obtidos por tais projetos - alguns dos quais se converteram em políticas públicas – nos permitem afirmar que o período se caracteriza como a “Década da Educomunicação”.


Centenas de milhares de agentes culturais, comunicadores, educadores, produtores de mídia, profissionais ligados à área de tecnologias aplicadas à educação, além de crianças e jovens, estão envolvidos em projetos educomunicativos em todo o território nacional.


A partir desta análise, convidamos todos os que comungam com esta interpretação, a se unirem à celebração daDécada da Educomunicação (2001-2011), postando nas redes sociais, entre 4 e 11 de dezembro, as produções realizadas entre 2001 e a presente data.


O objetivo é o de que todos nós possamos contar com um acervo de produções em áudio e/ou em vídeo, elaboradas a partir dos pressupostos metodológicos próprios da educomunicação, com as conquistas que julgamos significativas em nossos respectivos espaços ou projetos.


Para que isso ocorra, optamos por utilizar o Facebook, o Twitter e o Youtube, para facilitar tanto a postagem das peças, quanto o acesso posterior a este acervo on-line.


Facebook
No caso do Facebook, acesse a página ViradaEducom e compartilhe a sua experiência, tanto em vídeo ou foto quanto em texto.


Twitter
No caso do Twitter, sugerimos que todos usem como hashtag (#) a expressão #ViradaEducom, seguida do título que identifique a(s) produção(ões) de determinado grupo ou projeto.


Youtube
No Youtube, propomos que se use a expressão ViradaEducom como palavra-chave. Neste caso, existem duas maneiras de integrar esta postagem coletiva:


Obrigatoriamente, a tag ViradaEducom deve aparecer como palavra-chave no campo que descreve a produção incorporada ao Youtube.
De forma opcional, mas recomendada, a tag pode também aparecer no próprio título da produção (ViradaEducom + seu título).


Com estas providências, quando o internauta buscar por ViradaEducom encontrará facilmente as produções dos educomunicadores que participaram da celebração da Década da Educomunicação".


Um bom trabalho para todos!
Prof. Ismar de Oliveira Soares
Coordenador do NCE-USP
Fonte: http://www.cca.eca.usp.br/viradaEducom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita