O projeto Mídia Jovem é selecionado para concorrer ao Prêmio ANU 2012

O Mídia Jovem - projeto desenvolvido pelo Instituto Recriando com o apoio do Governo de Sergipe e apoio do Oi Futuro, que utiliza a metodologia da Educomunicação para transmitir aos educandos técnicas de confecção de produtos midiáticos, além de estimular entre os adolescentes e jovens discussões sobre temas relevantes para a formação da cidadania - está concorrendo na seletiva estadual para o Prêmio ANU 2012.
O projeto foi uma das mais de 30.000 ações inscritas em todos os Estados do Brasil, mais o Distrito Federal. Em Sergipe O Mídia Jovem concorre com mais quatro projetos que participarão da votação popular no site do evento. Entre os dias 25 de novembro e 30 de dezembro, essas cinco ações estão disponíveis a votação popular online através do sitePrêmio ANU.
No dia 31 de dezembro ao meio dia, será divulgada a instituição mais votada de cada Estado. Essas instituições já recebem o prêmio Anu Dourado. Nesta mesma data, as 27 finalistas concorrem à votação popular para a melhor ação nacional. No dia 29 de Fevereiro de 2012 um representante da instituição vencedora vem para o Rio de Janeiro receber o prêmio Anu Preto no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Prêmio Anu  
O prêmio Anu está em sua 2ª edição e é um evento que visa destacar ações de toda natureza desenvolvidas dentro de favelas de todos os estados do Brasil que contribuem para o desenvolvimento humano e social desses espaços. Realizado pela Central Única das Favelas (CUFA), o prêmio tem como objetivo reconhecer ações desenvolvidas dentro de favelas e demais espaços em desvantagens sociais, que buscam melhorias em qualidade de vida, inclusão e capacitação nessas áreas de atuação buscando as melhores ações em todo território nacional. O Prêmio Anu é assim chamado em homenagem ao pássaro Anu Preto, que pode ser  encontrado em todo o país.  O pássaro se tornou alvo de preconceito, símbolo de agouro e repudiado pela população nacional, pois no período colonial os escravos eram assim insultados pelos portugueses e espanhóis. A CUFA trouxe para a sua premiação o Anu como símbolo, indo de encontro à quebra de tabus e dissolvendo preconceitos
Mídia Jovem - Durante os últimos 14 meses, período em que a iniciativa foi desenvolvida, adolescentes e jovens de comunidades populares contribuíram para a transformação dessa conjuntura através da construção e disseminação de um novo olhar dessa juventude acerca da própria realidade. Reflexão, direito à comunicação, participação social e protagonismo juvenil foram os principais motivadores dos adolescentes e jovens dos bairros Coqueiral e Santa Maria, em Aracaju, e dos municípios São Cristóvão e Laranjeiras, que através de oficinas de comunicação foram instrumentalizados para o uso responsável da mídia e, consequentemente, preparados para o exercício da cidadania. As oficinas de mídia impressa, rádio, fotografia, vídeo e animação serviram não apenas para transmitir bagagem teórica, mas funcionaram como espaços para reflexão sobre direitos humanos, comunicação, cultura, meio ambiente, prevenção ao uso de drogas, diversidade e cultura de paz, dentre outras temáticas propostas pelos próprios jovens. Maiores informações sobre o Projeto Mídia Jovem podem ser conferidas através do site www.midiajovem.se.gov.br. Os vídeos produzidos pelos educandos podem ser assistidos no www.youtube.com/projetomidiajovem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita