Intercom anuncia vencedores da 15ª edição do Prêmio Luiz Beltrão

A Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação anuncia os vencedores do Prêmio Luiz Beltrão, que em 2012 completa 15 anos. Ao todo, o prêmio completa quatro categorias. Na “Liderança Emergente”, a vencedora é Betânia Maciel, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); no “Grupo Inovador”, a premiação será entregue ao Grupo Comunicacional de Belém (PA); na “Maturidade Acadêmica”, a laureada é Isabel Lustosa, da Fundação Casa de Rui Barbosa (RJ); e na “Instituição Paradigmática”, o prêmio ficou com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA/Brasília). A entrega dos troféus será na primeira semana de setembro, durante o XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação na Universidade de Fortaleza (Unifor).
O Prêmio tem o patrocínio do Programa Globo Universidade e foi criado em 1997, ano em quem se comemoravam os 20 anos de fundação da Intercom, a fim de estimular a pesquisa no campo comunicacional. O júri nacional é formado por 24 participantes, entre ex-presidentes da instituição e pesquisadores premiados em anos anteriores na Categoria Maturidade Acadêmica. A divulgação dos premiados desta edição ocorreu durante a inauguração do mais novo espaço da Intercom em São Paulo, o Centro Cultural José Marques de Melo, que fica na Rua Joaquim Antunes, 711, bairro de Pinheiros.
Marco da Comunicação no Brasil, Luiz Beltrão foi fundador do Instituto de Ciências da Informação (ICINFORM), primeiro centro acadêmico nacional de estudos midiáticos, e da publicação “Comunicações & Problemas”, primeira revista de ciências da comunicação, em Pernambuco nos anos 1960. Tornou-se também o primeiro Doutor em Comunicação do Brasil (Universidade de Brasília – UnB), em 1967. Além dos 15 anos da premiação, a Intercom celebra em 2012 seus 35 anos de história. Para marcar as datas, prepara o lançamento da Coleção Beltraniana, projeto de reedição de toda a obra do estudioso.
Além da homenagem, a reedição atende a uma necessidade dos pesquisadores, que hoje só podem acessar a herança de Luiz Beltrão se tiverem a coleção ou por exemplares avulsos. Como o centenário de Luiz Beltrão será em 2018, até lá a Intercom planeja que tudo seja publicado. É uma obra vasta, entre 30 e 40 volumes.
Mais informações sobre a entidade podem ser acessadas no www.portalintercom.org.br.


Os vencedores do Prêmio Luiz Beltrão 2012:
- Categoria Liderança Emergente: Betânia Maciel (UFRPE – Recife – PE)
- Categoria Grupo Inovador: Grupo Comunicacional de Belém (Pará)
- Categoria Maturidade Acadêmica: Isabel Lustosa (Fundação Casa de Rui Barbosa – RJ)
- Categoria Instituição Paradigmática: IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Brasília)

Fonte:Usina de Notícias - Assessoria de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita