Prof. Adilson Citelli lança livro: "Educomunicação Imagens do professor na mídia"

Será lançado, no próximo dia 11 de agosto, às 16h, na Bienal Internacional do livro de São Paulo, o livro "Educomunicação Imagens do professor na mídia", organizado pelo Prof. Dr. Adilson Citelli, do CCA.
O livro traça um panorama acerca dos modos como os meios de comunicação apresentam os professores do Ensino Básico brasileiro. Para aprofundar tal questão, oito pesquisadores entres mestrandos e doutorandos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, sob a orientação do professor Adilson Citelli, observaram ao longo de mais de um ano as mensagens que circularam em variadas mídias, incluindo jornal, rádio, televisão, publicidade e cinema, intentando apreender como neles se dá o processo de representação dos docentes.
O que se encontra, em geral, é a imagem de um professor mostrado como personagem de narrativas às quais não faltam a constatação da precariedade, a desqualificação, a vitimização, o puro e simples estereótipo. Destas narrativas, a voz obliterada é, paradoxalmente, a do próprio professor. Através do conjunto dos textos buscou-se, ao mesmo tempo, analisar algumas situações concretas envolvendo a relação das mídias com a exposição pública dos docentes e indicar alternativas para alargar a pesquisa no âmbito da educomunicação. 
Fonte: ECA/USP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita