2º Fórum Salesiano de Educação e Comunicação - Juventude, Educação e Práticas Educomunicativas


Informações do Blog 2º Fórum Salesiano de Educação e Comunicação:

Nos dias 14 e 15 de setembro será realizado o II Fórum Salesiano de Educação e Comunicação. O evento é uma iniciativa da Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil em parceria com a Faculdade Salesiana e chega a sua segunda edição renovando seu objetivo de oportunizar o diálogo e a reflexão acerca de temáticas ligadas à interface entre os campos da educação e comunicação. O tema geral proposto é: Juventude, educação e práticas educomunicativas.

Embora priorize jovens, educadores e comunicadores das presenças salesianas da região nordeste, o evento é aberto ao público em geral, especialmente os que se interessam pela temática da Educomunicação. Os participantes poderão apreciar, debater e conhecer experiências e assim analisar sua aplicabilidade em seus próprios ambientes educativos, sejam eles escolas, paróquias, obras sociais, ONGs ou faculdades.

A Conferencia de abertura, que trata do tema “Os jovens e a comunicação: desafios para educação” , por exemplo , será aberta ao público (só é necessário enviar e-mail antes) , e contará com a presença da Jornalista e educomunicadora Cristiane Parente, Coordenadora Executiva do Programa Jornal e Educação-ANJ e Sócia-Fundadora da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais de Educomunicação – ABPEducom. Para participar de todo evento e ter direito a certificado, é necessário realizar inscrição.

Serviço:
O quê? II Fórum Salesiano de Comunicação e Educação
Quando? Dias 14 e 15 de setembro de 2012
Onde? Faculdade Salesiana (Boa Vista) e INSAF (Bongi)
Mais informações: http://forumsalesiano.blogspot.com.br/ 

Inscrições: de 01 de agosto a 04 de setembro de 2012. através do e-mail: forumsalesiano@gmail.com, do blog: http://forumsalesiano.blogspot.com.br/ e pelo telefone: (81) 2102.0800

Valores*:
R$ 75,00 para educadores, comunicadores e público em geral 
R$ 35,00 para jovens pertencentes a Casas Salesianas e/ou grupo da AJS
CONTA PARA DEPÓSITO:
Agência: 3505-X
C/C: 8421-2
Banco do Brasil
Inspetoria Salesiana

Educomunicação
Já não há dúvida que vai se consolidando, especialmente na América Latina, uma teoria de referencia que sustenta a  inter-relação comunicação-educação como um campo de diálogo, espaço para conhecimento crítico e criativo, para cidadania e solidariedade

O conceito da Educomunicação vem ganhando densidade na prática e na reflexão de agentes culturais, comunicadores e educadores dos países da América Latina, inclusive nas instituições salesianas.

Assim, diante da necessidade de valorizar o potencial comunicativo do jovem e de se construir teias de relações  inclusivas, criativas e democráticas, a temática escolhida para este ano aprofunda o que foi visto na edição passada e amplia mais percepção dos participantes. Afinal, a educomunicação é muito mais do que a aplicação das tecnologias da comunicação na educação e sua prática demanda organização e intencionalidade, para que haja um processo de mudança de mentalidade de pessoas e instituições para que se construam “ecossistemas comunicativos”.

Na região Nordeste, não apenas nas escolas e obras salesianas, mas em diversos contextos, ainda existem poucos eventos formativos relacionados a reflexão da interface da educação e da comunicação, especialmente na ótica educomunicativa.  Espera-se assim, através do Fórum, ajudar educadores e instituições a melhorarem suas práticas e a pautarem a educomunicação em seus planejamentos institucionais, pedagógicos e/ou pastorais.

Conferência de Abertura com Jornalista e Educomunicadora Cristiane Parente

A conferência de Abertura do nosso fórm, tratará do tema:
“Os jovens e a comunicação: desafios para educação”
Quem é Cristiane Parente? 
Jornalista, Professora, Educomunicadora e Eterna Estudante. Especialização em Teorias da Comunicação e da Imagem UFC/UFRJ; Máster em Comunicación y Educación/ Universidad Autónoma de Barcelona. Mestre em Educação pela UNB. Articulista do jornal Gazeta do Povo/PR e do JOCA (Jornal da Criança/SP). Coordenadora Executiva do Programa Jornal e Educação-ANJ; Membro do Comitê Jovens Leitores da Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA) e Sócia-Fundadora da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais de Educomunicação - ABPEducom.
Este momento será aberto ao público e acontecerá no Auditório João Paulo II da 
Faculdade Salesiana/ Colégio Salesiano 
Rua Dom Bosco, 551 - Boa Vista - Recife/PE
Jovens Conectados participarão do Fórum
Nossa Mesa Redonda do dia 15 contará com a participação dos  'Jovens Conectados' ( http://www.jovensconectados.org.br/), equipe de comunicação da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, representada por Clarissa Medeiros.
 Clarissa é publicitária, com mais de 12 anos de experiência no mercado publicitário do RN. Sócia-diretora da Noz Comunicação, em Natal.  Além de fazer parte da equipe dos Jovens Conectados, desenvolve trabalhos voluntários para a Caravana Natal Feliz e para a Arquidiocese de Natal.
Para participar ( os que não estão inscritos no II Fórum) , pede-se então que envie um email com seu nome completo para forumsalesiano@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita