A educomunicação muda vida de Crianças e Adolescentes no Semiárido


Por Núbia Silva
"Educomunicação  é um conceito ou metodologia pedagógica que propõe o uso de recursos tecnológicos modernos e técnicas da comunicação na aprendizagem.  Como se entende pelo nome, é o encontro da educação com a comunicação, multimídia, colaborativa e interdisciplinar. Pode ser desenvolvida com estudantes de qualquer idade e utilizada por professores de qualquer área. Conhecida abreviadamente como educom.
No Brasil várias ONGs e algumas prefeituras desenvolvem programas de educomunicação que possuem em comum a promoção ao protagonismo infanto juvenil e a horizontalidade da comunicação, tentando diminuir as diferenças hierárquicas entre educadores e educandos, diferenças de idade e ampliando o acesso à cultura e à informação de maneira crítica e autônoma. No semiárido brasileiro, projetos e programas voltados para esse fim, tem mudado a realidade de jovens a adolescentes. 
Na Bahia o Movimento de Organização Comunitária – MOC, trabalha com o projeto comunicação pelos direitos.Para lembrar que a comunicação é um direito humano e dar voz e vez às crianças e adolescentes, as escolas que fazem parte do projeto Comunicação pelos Direitos na Região Sisaleira comemoram no dia 10 de setembro o Dia da Comunicação na Escola. Desde o ano de 2005 o MOC estimula os veículos de comunicação a desenvolverem neste dia uma programação voltada para as crianças e adolescentes, contando com a participação deles. A expectativa é que as crianças e adolescentes despertem para a importância dos meios de comunicação em nossas vidas, e que descubram que eles podem e devem fazer comunicação, que a comunicação faz parte do nosso dia-a-dia.
O projeto Comunicação pelos Direitos na Região Sisaleira é desenvolvido pelo MOC com patrocínio do Programa Desenvolvimento e Cidadania Petrobrás. Todos esse trabalho é desenvoldo em parceria com as Prefeituras Municipais através da escolas públicas. A metodologia é a ação-reflexão-ação, ou seja faz a formação, executa a ação planejada, avalia e faz novamente."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita