Educomunicadores: Mário Kaplún

Por Profº Fábio Neponuceno


Inicio série que divide e completa o paper / artigo O Educomunicador depois de Kaplún, apresentado no IV Encontro Brasileiro de Educomunicação. Aguardo críticas, comentários e sugestões. Quem vocês conhecem que são ou parecem ser educomunicadores?
Inspirado em Celéstin Freinet e Paulo Freire (que aparecerão aqui em próximos posts) e pensando a partir da prática de jornalismo comunitário de sua época, o professor, jornalista e radialista Mario Kaplún (1923-1998) escreveu sobre um novo tipo de comunicação educativa. E ele chamou os atores sociais que a praticam de educomunicadores.
O termo “educomunicadores” aparece sem destaque no livro Una Pedagogia de La Comunicación (1998, p. 88 e outras). Mas esse livro é uma atualização de El Comunicador Popular (1985). Em ambos, Kaplún descreve essa personagem (o /a educomunicador@) detalhando sua atuação, mas no livro mais antigo ele é chamado apenas de “facilitador”. Nenhum dos livros de Kaplún foi editado em português, mas o Coletivo de Comunicadores Populares está traduzindo O Comunicador Popular: fato bem de acordo com o tipo de iniciativa que Kaplún tinha e incentivava, de acesso ao conhecimento.
Claro está que Kaplún não inventou o educomunicador. Talvez tenha inventado o neologismo. A rigor, Freinet já era um. Mas o próprio Kaplún era um educomunicador e, nas duas obras citadas, explica a prática que ele viu  e ajudou a construir.
O melhor texto que encontrei na rede sobre Kaplún esta disponível neste link:
E no youtube há este vídeo com depoimento do mestre sobre as novas tecnologias:

Comentários

  1. Muito bom o artigo.
    Parece que a primeira aparição do termo educomunicador, na bibliografia de Mario Kaplún, foi no artigo "Pedagogía de la Comunicación", publicado na revista Voces y Culturas, n. 11/12, p. 69–88, em 1997.
    Encontrei para vender um exemplar da revista neste link:
    https://www.iberlibro.com/servlet/BookDetailsPL?bi=30882452017&searchurl=sortby%3D17%26tn%3Destrategias%2Bcomunicaci%25F3n&cm_sp=snippet-_-srp1-_-title4

    Será que há algum registro desse neologismo antes dessa data?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita