Educação para os Media


Conheça as diretrizes da "Educação para os Media" segundo a Direção Geral de Educação do Governo de Portugal:

A Educação para os Media pretende incentivar os alunos a utilizar e decifrar os meios de comunicação social, nomeadamente o acesso e utilização das tecnologias de informação e comunicação, visando a adoção de comportamentos e atitudes adequados a uma utilização crítica e segura da Internet e das redes sociais. Neste âmbito, a Direção-Geral da Educação desenvolve as seguintes iniciativas.
 Logo RTEN

Rádios e Televisões na Net
Iniciativa que tem como objetivo o apoio à implementação de projetos de Rádio e Televisão nas escolas bem como a divulgação de boas práticas. Os docentes interessados têm ao seu dispor um espaço Moodle onde encontram recursos diversos e podem partilhar experiências.

 Seguranet
Seguranet
Este projeto surge no âmbito do Programa Safer Internet Plus e da Rede Insafe para a promoção da segurança na Internet nas escolas portuguesas, do 1º ciclo ao ensino secundário, sob o lema “Tu Decides por Onde Vais!”.
 Media Smart

Media Smart
A DGE colabora desde 2008 com o Media Smart, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Anunciantes. O Media Smart é um programa sem fins lucrativos, de literacia sobre a publicidade nos diversos media (meios de comunicação social), destinado a crianças entre os 7 e os 11 anos de idade e que visa fornecer-lhes gratuitamente ferramentas que as ajudem a compreender e interpretar a publicidade, preparando-as para fazer escolhas informadas, refletindo criticamente sobre a publicidade no contexto das suas vidas diárias. A DGE é responsável pela adequação do programa ao currículo dos 1.º e 2º ciclos do Ensino Básico e pela sua disseminação nas Escolas portuguesas.
Jornais escolares no Portal das Escolas
A área dedicada aos Jornais escolares no Portal das Escolas (em preparação) pretende, não só apoiar, como fazer a divulgação de boas práticas de utilização de jornais em contexto educativo, dando conta do trabalho realizado pelos docentes, nas escolas, com os seus alunos. Pretende-se ainda, no contexto atual, dotar os docentes, os alunos, as Escolas, de conhecimento e ferramentas que os habilitem a fazer a edição digital dos seus jornais, dando origem a novos formatos ou, até, a novos projetos.
Referencial de Educação para os Media
O Referencial de Educação para os Media (em preparação) pretende ser o documento orientador que define quais os conhecimentos e capacidades a desenvolver nos alunos, desde o pré-escolar ao ensino secundário no que respeita a uma utilização consciente dos meios de comunicação, nomeadamente em meio digital.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita