Ichu: Jovens são selecionados para atuarem em mais uma etapa do Educomunicação










Conforme foi definido em uma reunião realizada no Colegio Santo Antonio – povoado de Barra/AL no dia 11 de dezembro, a renovação por mais dois anos do Projeto Educomunicação com a participação do Movimento de Orgnização Comunitária – MOC em parceria com a Sociedade Civil, Poder Público, CMDCA e Conselho Tutelar,  foram selecionados os dois jovens que irão atuar como comunicadores.
A escolha dos nomes aconteceu depois da análise da prova e entrevista dos jovens, sendo selecionados: Wemersson dos Santos e Cíntia Jesus de Almeida.
Wemersson dos Santos
Cíntia Jesus de Almeida
Esses jovens irão atuar na comunidade de Barra e terão como suplentes Jociel Silva Mota e Mailany Chirle P. Mota.
A primeira atividade do grupo acontecerá nos dias 26 e 27 de dezembro no município de Retirolândia, às 8:30h na sede da Agência Mandacaru de Comunicação e Cultura.
O que é o Educomunicação
Como parte da proposta de democratizar a comunicação, o MOC se propõe a estimular o debate e a prática da comunicação nas salas de aula da Região Sisaleira. Partindo de algumas experiências iniciais que visavam promover a participação de crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) em programas de rádio veiculados em emissoras comunitárias e no jornal Giramundo, atualmente está desenvolvendo uma proposta mais sistemática de introduzir a educação pela e para a comunicação – a educomunicação – no ensino público das escolas do campo, onde já há uma forte atuação do Programa de Educação do Campo.
Os educadores são incentivados a trabalharem a produção de mídias educativas como programas de rádio e boletins, estimulando a participação ativa de crianças e adolescentes nos processos de construção desses meios. Ao mesmo tempo, os educadores promovem debates e a reflexão crítica dos conteúdos veiculados na grande mídia.
Iniciativas como estas levaram o MOC a integrar a Rede CEP – Comunicação, Educação e Participação que reúne instituições de todo o país que trabalham com metodologias na área da Educomunicação. A idéia é disseminar experiências e apoiar a construção de políticas públicas que tenham a comunicação como estratégia de educação popular.
Fonte: AL Notícias (http://www.alnoticiasichu.com/?p=27106&utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=ichu-jovens-sao-selecionados-para-atuarem-em-mais-uma-etapa-do-educomunicacao) Por: André Luiz – AL Notícias com informações de Nayara Silva e Rachel Pinto, Professora Normândia Lima e site do MOC. / Fotos dos jovens  – Facebook

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita