Projeto Onda começa suas atividades deste ano

O Gama é a primeira escola que participa das Oficinas do Onda em 2013. A próxima unidade de ensino será no Guará.


Projeto Onda começa suas atividades deste ano
Esta semana, começaram as oficinas do projeto Onda: adolescentes em movimento pelo direitos. A primeira escola a participar foi o Centro de Ensino Médio 02 do Gama (CEM 02). O objetivo desta etapa é fazer oficinas que introduzam noções de direitos humanos e debater sobre temas de relevância social, escolhidos pelos alunos, em três cidades no Distrito Federal (Gama, Estrutural e Asa Norte), para a gravação de um programa de rádio.
Os encontros realizados com os estudantes são semanais e os temas das oficinas abordam questões relacionadas aos adolescentes. A primeira oficina deste ano discutiu direitos e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A segunda abordou a temática democracia e poder, a terceira tratou o orçamento público e a última, dada nesta quinta-feira, 21/03, foi sobre a democratização da comunicação.
O projeto Onda proporciona aos jovens participantes, por meio de oficinas, debate sobre questões referentes à participação democrática e organização do Estado, à educação de qualidade, às noções de justiça ambiental e à comunicação. Seus integrantes frequentam também espaços políticos importantes, como a Câmara Legislativa do Distrito Federal e o Congresso Nacional. Além de participarem de diálogos com o poder executivo, no Fórum Orçamento Criança e Adolescente do Distrito Federal e de acompanharem Audiências Públicas nas quais são debatidas as principais questões que afetam seus direitos.
Márcia Acioli, assessora do Inesc, fala sobre o projeto e o foco das oficinas deste ano. “E sempre importante formar novas gerações para que, com criatividade, novas ideias e motivação, participem de mudanças no cenário público. Cada grupo do projeto Onda acrescenta seu jeito à luta política pelos direitos humanos de crianças e adolescentes”.
A próxima escola a ser visitada é CED 04 do Guará, onde desenvolveremos um trabalho mais sistemático na comunidade da Estrutural, de onde vem a maioria de seus estudantes.
Fonte: http://www.inesc.org.br/biblioteca/inesc-noticia/2013/edicao-no47-22-03-2013/projeto-onda-comeca-suas-atividades-deste-ano 22/03/2013

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita