Pubicação revela níveis de literacia mediática de estudantes portugueses do 12º ano
Já está disponível o eBook 'Níveis de Literacia Mediática: Estudo Exploratório com Jovens do 12º ano'. A publicação, editada em conjunto por Sara Pereira, Manuel Pinto e Pedro Moura, tem a chancela do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade - CECS, da Universidade do Minho, e vai ser apresentada na tarde do dia 29 de junho (14h30), no Palácio Foz, em Lisboa, durante um seminário em que o estudo vai ser apresentado.
A apresentação será feita pela pesquisadora Sara Pereira e os comentários estarão por conta de Teresa Calçada e Ana Bela Martins, da equipa do projeto 'Literacia Digital'. A moderação será de Sérgio Gomes da Silva.
A apresentação será feita pela pesquisadora Sara Pereira e os comentários estarão por conta de Teresa Calçada e Ana Bela Martins, da equipa do projeto 'Literacia Digital'. A moderação será de Sérgio Gomes da Silva.
Tratando-se de um estudo piloto, e não sendo possível contemplar todos os grupos populacionais, decidiu-se que a população-alvo do estudo seriam os jovens estudantes do 12º ano, com idades entre os 17 e os 18 anos, a frequentar escolas públicas a nível nacional. Interessava-nos conhecer o nível de preparação e de conhecimento que estes estudantes revelam sobre o campo mediático, numa fase que antecede, previsivelmente, o ingresso no ensino superior ou no mercado de trabalho.
Recorrendo a uma amostragem não probabilística por quotas, segundo as NUT II, o estudo envolveu uma amostra de 679 estudantes de 46 escolas públicas a nível nacional. (Nota Introdutória, Pág.3)
Link para download gratuito:http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/169
ÍNDICE
AGRADECIMENTOS
1. NOTA INTRODUTÓRIA 1
2. PONTOS DE PARTIDA DO ESTUDO 5
2.1. Literacia para os Media: conceito e dimensões 6
2.2. Níveis de quê? O conceito de competência em discussão 14
2.3. As competências em literacia mediática 24
2.4. A avaliação de competências de literacia mediática 27
3. METODOLOGIA DO ESTUDO 33
3.1. Objetivos 34
3.2. Universo e amostragem 35
3.3. Modelo de análise, questionário e escala de níveis de literacia mediática 37
3.4. Análise estatística 42
4. O QUE SABEM OS JOVENS SOBRE OS MEDIA? PRÁTICAS E NÍVEIS DE LITERACIA MEDIÁTICA 43
4.1. Caracterização sociodemográfica dos jovens participantes no estudo 44
4.2. Acessos e usos dos media e práticas de participação 47
4.3. Três níveis de Literacia Mediática: onde se posicionam os jovens? 60
4.4. Caracterização sociodemográfica dos três grupos 64
4.5. Acessos e usos dos media pelos três grupos 66
4.6. O que sabem os jovens sobre… 71
… Interpretação e análise de conteúdos mediáticos 71
… Participação e produção mediática 78
… Conhecimento geral dos media 82
… Literacia da Informação 87
5. CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES 91
BIBLIOGRAFIA 99
ANEXOS 103
AGRADECIMENTOS
1. NOTA INTRODUTÓRIA 1
2. PONTOS DE PARTIDA DO ESTUDO 5
2.1. Literacia para os Media: conceito e dimensões 6
2.2. Níveis de quê? O conceito de competência em discussão 14
2.3. As competências em literacia mediática 24
2.4. A avaliação de competências de literacia mediática 27
3. METODOLOGIA DO ESTUDO 33
3.1. Objetivos 34
3.2. Universo e amostragem 35
3.3. Modelo de análise, questionário e escala de níveis de literacia mediática 37
3.4. Análise estatística 42
4. O QUE SABEM OS JOVENS SOBRE OS MEDIA? PRÁTICAS E NÍVEIS DE LITERACIA MEDIÁTICA 43
4.1. Caracterização sociodemográfica dos jovens participantes no estudo 44
4.2. Acessos e usos dos media e práticas de participação 47
4.3. Três níveis de Literacia Mediática: onde se posicionam os jovens? 60
4.4. Caracterização sociodemográfica dos três grupos 64
4.5. Acessos e usos dos media pelos três grupos 66
4.6. O que sabem os jovens sobre… 71
… Interpretação e análise de conteúdos mediáticos 71
… Participação e produção mediática 78
… Conhecimento geral dos media 82
… Literacia da Informação 87
5. CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES 91
BIBLIOGRAFIA 99
ANEXOS 103
Fonte: CECS - Universidade do Minho
Comentários
Postar um comentário