sexta-feira, 19 de maio de 2017

Lisboa recebe dia 25/05 seminário "Imagem corporal e autoestima - Representação pessoal e media"

No dia 25 de maio a Direção-Geral de Educação, em Lisboa, será sede do Seminário “Imagem corporal e autoestima - Representação pessoal e media”, organizado pela Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN), no âmbito do seu Programa Media Smart.  

O evento tem como um de seus objetivos orientar pais e educadores a explicar às crianças e aos adolescentes que corpos e imagens de anúncios publicitários não devem ser encarados como ideais, conferindo-lhes capacidade de interpretação dos objetivos daquelas mensagens comerciais.

Durante o seminário haverá um workshop dinamizado por uma especialista do Programa Media Smart:“Autoestima e imagem corporal: Como abordar o tema em contexto educativo?”. Posteriormente, a psicóloga Amélia Caldeira Ribeiro, a nutricionista Maria Paes de Vasconcelos e a atriz Sandra Barata Belo, com base em suas experiências profissionais, farão uma mesa redonda e debaterão o tema.  

Com entrada livre, mediante inscrição prévia, este evento dirige-se a pais, educadores e professores que pretendam conhecer o Programa Media Smart e queiram contactar com as temáticas da imagem corporal e da autoestima, enquanto tendências sociais a serem interpretadas e esclarecidas nos media. 




“A imagem corporal tem estado na ordem do dia, enquanto 
questão proeminente para a gestão da autoestima. 
A tecnologia e as tendências sociais atuais aumentaram 
o acesso das crianças e dos jovens aos media e à publicidade, 
criando novos estigmas que importa compreender e clarificar" - 
Manuela Botelho - secretária-geral da APAN.

Este seminário, segundo Manuela Botelho, “beneficiará da troca de reflexões entre protagonistas das áreas da psicologia, do entretenimento e da nutrição, no qual serão abordados distintos ângulos de análise que devem ser tidos em conta para apoiar o pensamento crítico e, consequentemente, a interpretação que crianças e jovens fazem da realidade veiculada nas redes sociais e nos meios de comunicação social.” 

Evento
Seminário “Imagem corporal e autoestima - Representação pessoal e media” 
Data: 25 de Maio, quinta-feira 
Hora: 16h-18h 
Local: Direção-Geral da Educação (Av. 24 de Julho, 140, Lisboa)
Inscrições: mediasmart@apan.pt - Até 22 de Maio

Programa 
16h - Recepção e acreditação. 
16.15h - Abertura | Manuela Botelho, secretária-geral da APAN. 
16.30h - Autoestima e imagem corporal: Como abordar o tema em contexto educativo? Susana Paiva, coordenadora do programa Media Smart-APAN. 
17h - Mesa redonda: Autoestima e imagem corporal.  
Amélia Caldeira Ribeiro (psicóloga). 
 Maria Paes de Vasconcelos (nutricionista). 
 Sandra Barata Belo (atriz). 
18h - Notas finais e encerramento | João Carlos Sousa, diretor de serviços de projetos educativos, Direção-Geral da Educação. 

Sobre o Media Smart 
Lançado em 2009, pela Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) e sem fins lucrativos, este programa gratuito de literacia em publicidade e nos media, disponibiliza uma metodologia online, direcionada a pais, a educadores e a professores. Através de uma parceria, com a Universidade Católica Portuguesa, foi criado um curso de formação em e-learning que permite o ensino à distância e o acesso a conteúdos úteis e pedagógicos, que contribuem para a ligação das crianças e dos adolescentes com os seus pais, educadores e professores. O programa possui um comité de representação e um grupo de 11 peritos (presididos por Roberto Carneiro), que supervisionam os conteúdos e os materiais a utilizar, e conta com a participação e o apoio dos ministérios da Educação e da Saúde. 
Mais informações em www.mediasmart.com.pt. 

Sobre a Associação Portuguesa de Anunciantes 
Fundada em 1988, a Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) tem como missão defender os interesses e fazer valer as posições das empresas anunciantes junto dos seus interlocutores profissionais e do meio envolvente económico-social e político, estimular a máxima eficácia e eficiência dos investimentos em comunicação dos seus associados (através da partilha de conhecimentos e contribuindo para um diálogo especializado com os vários atores envolvidos na comunicação de marketing), sustentar e promover uma comunicação de marketing responsável. Os associados da APAN representam atualmente, e no seu conjunto, um volume de vendas superior 46.000 milhões de euros, mais de 75.000 postos de trabalho diretos e cerca de 75% do investimento publicitário português. 
Mais informações em www.apan.pt. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário