Vídeo-Escola

Trouxe para os leitores do blog uma experiência muito bacana feita pelo pessoal do Instituto Gens em Sorocaba (SP), entre 2001 e 2004, em toda a rede pública de Ensino Fundamental (33 escolas). O Projeto Vídeo-Escola integrava o Programa de Educomunicação de Sorocaba, implantado pela Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura.


A ideia de trazer esse projeto para o blog é estimular nossa reflexão e estímulo para que possamos lutar por políticas públicas que possam proporcionar esse tipo de ação nas escolas brasileiras.

Segundo o site do projeto sua implantação consistiu de ações pedagógicas e técnicas voltadas à formação de professores, estudantes e comunidade escolar, visando ao domínio da tecnologia e da linguagem audiovisual.


A partir dessas ações, alunos e professores aprenderam a produzir suas próprias mensagens audiovisuais em forma de animação, documentário, ficção ou experimental. As produções foram exibidas para toda a comunidade escolar nas escolas e em Mostras anuais, realizadas pela Prefeitura, para a sociedade local e pesquisadores brasileiros da área da Educomunicação.

Quais eram os objetivos do projeto?


O pessoal do Gens esperava que os participantes:
• Entendesse o processo de produção de mensagem audiovisual
• Dominassem a gramática da linguagem audiovisual
• Introduzissem a tecnologia do vídeo digital no espaço escolar
• Passassem de consumidores de informação a produtores de comunicação
• Expressassem o que sentiam e pensavam através das imagens e sons que produzirem
• Aceitassem a própria imagem e dos companheiros, nem sempre parecida com a dos padrões de beleza valorizados pela TV e pelo cinema.
• Percebessem a importância do trabalho em grupo
• Compreendessem o poder de um meio de comunicação social para o fortalecimento da comunidade local
• Reconhecessem a comunicação social como uma das formas mais rápidas e eficientes de integrar as pessoas em torno de questões ligadas ao lugar onde moram

Os responsáveis pelo projeto eram Donizete Soares e Grácia Lopes Lima.


Quer conhecer mais sobre o projeto? Clique aqui e aproveite para acessar todo material pedagógico, ver as fotos da garotada, das etapas do projeto e seu escopo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita