Escutem-me!

Compartilhamos texto e link para vídeo (http://aeiou.visao.pt/escutem-me=f605557) feito pela Visão Júnior, de Portugal, a partir de uma entrevista com crianças sobre seus Direitos, e especialmente o de serem ouvidas. No vídeo temos a nossa querida amiga, jornalista e pesquisadora brasileira, Lídia Marôpo, que está realizando seu Pós-Doc em Lisboa.

"Todas as pessoas, adultos ou crianças, têm o direito de serem ouvidas e levadas a sério, seja na família, na escola ou na sociedade. Está na lei! Fomos à escola EB1 Frei Luís de Sousa em Lisboa e perguntámos a 18 alunos: como os adultos te ouvem? (veja no link do vídeo)

 
A tua participação nas escolhas da família, nas decisões da escola e nos assuntos da sociedade é muito importante! Quanto mais disseres o que achas, pensas e sentes, mais facilmente os adultos percebem o que é bom para ti. És um cidadão e tens os mesmos direitos que as outras pessoas, sejam adultos ou crianças. E isto deve ser cumprido, é o que diz a lei. Para lá disso, ao participares ajudas a melhorar as decisões sobre coisas que te afectam, consegues proteger-te e que te protejam. Quando participas aprendes a comunicar, a negociar, a tomar decisões e a conseguir o que queres. E, claro, sentes-te mais importante e que estás a contribuir para que as coisas melhorem.


Fomos saber a opinião de algumas pessoas entre os 6 e os 10 anos sobre a forma como são ouvidas na família, na escola e na sociedade. Pedimos a todas as turmas da escola para escolherem dois representantes para o debate. Durante duas horas os dedos estiveram sempre no ar a pedir a palavra. A vontade de se expressarem era muita e as opiniões saltaram com convicção. Mas, apesar da ansiedade para falar, toda a gente soube também ouvir. Vê como tudo aconteceu".

Fonte: http://aeiou.visao.pt/escutem-me=f605557

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita