Alfabetização de Notícias - Novo livro dá ênfase ao papel cívico das informações

Primeiro livro com a frase "Alfabetização de notícias" no título, e editado por Paul Mihailidis, "News Literacy: Global Perspectives for the Newsroom and the Classroom" (Mass Communication and Journalism), dá ênfase ao papel cívico das informações.



"News Literacy: Global Perspectives for the Newsroom and the Classroom" (Alfabetização de Notícias - Perspectivas Globais para a Redações e Salas de Aula), de Paul Mihailidis reúne estudiosos, educadores e produtores de mídia para explorar novas abordagens e pensar, analisar, avaliar os novos meios e o engajamento cívico em torno de questões fundamentais como:


Quais são as questões mais prementes em notícias, mídia e cultura numa era global midiática convergente e digital? Quais são as melhores práticas educacionais para promover a compreensão da alfabetização midiática, o engajamento e a expressão através das fronteiras e culturas?


O livro irá preparar futuros profissionais da mídia (e cidadãos) para abraçar novos ambientes de mídia que poderão, simultaneamente, capacitar sua arte e sua voz cívica.


Isso significa ensinar não apenas sobre as várias maneiras como as novas tecnologias são usadas e com que fim, mas também como essas ferramentas podem permitir melhor engajamento com o público, mais diálogo com as comunidades, e uma compreensão mais sutil de como a informação é processada através de novas plataformas de mídia.


Essa abordagem pode fortalecer uma paisagem informacional mais ativa, colaborativa e poderosa para a era digital.


Veja abaixo o comecinho da Introdução de Paul Mihailidis:


Fonte: Resenha da editora

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita