A história da Fundação (educomunicativa) Casa Grande



A Fundação Casa Grande -- Memorial do Homem Kariri é uma organização não governamental, cultural e filantrópica criada em 1992, com sede em Nova Olinda, Ceará, Região do Cariri, ao sopé da Chapada do Araripe na fronteira com os estados de Pernambuco, Paraíba e Piauí, a 560 km da capital cearense.

O programa conta com os depoimentos dos criadores e coordenadores da Fundação Casa Grande, Alemberg Quindins e Roseane Limaverde, um casal de músicos que conseguiu transformar a realidade de um velho casarão abandonado em muito mais do que uma escola de referência em educação com a visão de levar "o mundo ao sertão", em um "espaço de convivência" em que os jovens praticam cultura e adquirem cidadania.

Nesse primeiro de três episódios, Alemberg Quindins relembra o surgimento da Fundação Casa Grande, a partir de uma pesquisa arqueológica e mitológica que ele e sua mulher, Roseane Limaverde, fizeram no Vale do Araripe para criação de músicas. Depois de percorrer o País em festivais de música, no retorno a Nova Olinda, o casal decidiu então montar o Memorial do Homem Kariri, que expõe o acervo arqueológico e mitológico da Chapada do Araripe, por meio de arterfatos, fotografias e desenhos feitos pelas crianças que passaram a integrar o projeto. Esse acervo contém: as lendas, os mitos, o material lítico e cerâmico e os registros rupestres. Transformado em um dos laboratórios criados na Fundação Casa Grande, o espaço tornou-se instrumento para a formação de recepcionistas mirins, com aulas de arqueologia, conservação do patrimônio, mitologia e museologia. Alemeberg também relembra como as crianças da cidade de Nova Olinda e da região do Cariri começaram a "tomar conta" da Casa Grande, transformando-a em um espaço lúdico de aprendizado e convivência.

Gravação feita para o programa Jogo de Ideias, do Itaú Cultural, em julho de 2011, com apresentação do jornalista Claudiney Ferreira.

Parte 2: http://youtu.be/mGXp533HP_U
Parte 3: http://youtu.be/LwwcJ5deyv

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita