Gilles Lipovetsky faz palestra em Brasília em fevereiro


Brasília recebe no próximo mês o filósofo francês e especialista em mercado de luxo Gilles Lipovetsky para o seminário ‘The New World of Luxury’.

Gilles é um dos mais provocativos pensadores da atualidade e uma referência mundial no mercado de luxo com livros traduzidos para 18 idiomas e publicados em mais de 80 países.
Entre suas obras, estão: ‘O Império do Efêmero: a Moda e Seu Destino nas Sociedades Modernas’, ‘O Luxo Eterno: da Idade do Sagrado ao Tempo das Marcas’ e ‘Do Luxo Sagrado ao Luxo Democrático’.
Polêmico, ele é um especialista em analisar questões contemporâneas da sociedade, como o consumo, juventude e aparência, e aponta que as pessoas atualmente querem dizer quem elas são e afirmar sua identidade por meio do que compram.
“Se antes as pessoas iam à missa, agora elas vão ao shopping. Comprar e viajar são terapias modernas para depressão, tristeza e solidão”, afirma.
Consumo
Em entrevista recente à revista IstoÉ, ele comenta que todas as classes sociais desejam o luxo, inclusive a brasileira.
“O Brasil é um dos países onde a paixão pelo luxo é mais evidente. Analisado filosoficamente, ele é uma vitrine do status sensual, e a questão da sensualidade ainda está muito arraigada na cultura brasileira. Vocês se mostram mais e têm paixão por tudo o que é aparência: o corpo, a riqueza, o prazer.”
Sobre o consumo, ele assegura que as pessoas acham que vão alcançar a felicidade comprando. “Todo mundo sabe que o consumo não faz ninguém feliz. Consumir traz satisfação, que não é a mesma coisa que felicidade. No entanto, é fácil criticar quando você tem muito. O consumo traz progresso e abre um leque de possibilidades culturais”, analisa.
A questão das redes sociais também é vista por ele de forma paradoxal, pois as pessoas adoram dizer que querem manter sua autonomia e individualidade, mas não é isso que deixam transparecer.
“Nas redes o indivíduo autônomo se revela dependente dos outros e da aceitação alheia. Por que as pessoas escrevem no Facebook? Cada um que escreve espera um retorno. Espera que alguém curta sua foto ou espera comentários positivos, espera, enfim, a aprovação dos outros. Nas redes sociais todos somos exemplares. Colocamos apenas nossas melhores imagens e exibimos nossas melhores qualidades, justamente porque queremos que as pessoas nos aprovem”.
Veja essa entrevista na íntegra no site da IstoÉ

Gilles Lipovestky
Serviço:
The New World of Luxury com Gilles Lipovetsky
Local: Hotel Meliá Brasil 21
Data: 25/02/2013
Horário: 17h00 às 22h00

Programação:
17h – Welcome Coffee, Credenciamento e entrega de brindes
18h – Abertura: Embaixada da França
18h20 – Palestra: O Mercado de Luxo no Brasil: Tendências e Oportunidades com Claudio Diniz da Maison Du Luxe
19h – Case sucesso
19h30 – Palestra: The World of Luxury – Gilles Lipovetsky
21h – Perguntas e Sessão de autógrafos
22h – Encerramento e agradecimentos
• Tradução simultânea para o português.

Investimento:
R$ 630,00
R$ 480,00 (estudantes)

Informações:
Tel: (61)3042-1666 | (11)4063-4873 | 8327-8716 TIM | 9523-1776 Claro
E-mail: contato@grupoprosperita.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita