Associação Italiana de Mídia e Comunicação realiza sua Assembléia, em Roma


A vila medieval de Techotown, em Roma, foi o lugar escolhido para a realização da Assembléia Nacional 2013 da MED,Associação Italiana para a Educação para os Meios e para a Comunicação, entre os dias 2 e 3 de março.  O ambiente, que combina construções históricas com projetos para crianças e jovens envolvendo tecnologia, foi cenário de importantes reflexões a respeito dos rumos da Media Education e da realização de projetos na área.
A programação incluiu também  a lembrança dos principais posicionamentos de Roberto Giannatelli, fundador da Associação, falecido em 2012 e homenageado com o Prêmio Mariazinha Fusari durante o IV Encontro Brasileiro de Comunicação, realizado em São Paulo em outubro último.
Temas como “Media Education e cidadania digital”, “organização de eventos”, “análise das necessidades formativas dos sócios” e “captação de recursos” nortearam as discussões dos dois dias de Assembléia – que contaram com a participação de Antonio Calvani (Università di Firenze), Silvia Costa (Parlamento Europeu) e Mario Morcellini (Sapienza Università di Roma).
Durante o evento, foi também apresentado o toolkit Digital&Media Literacy Education, de autoria de Maria Ranieri – um guia didático com propostas de atividades de Media Education com o uso da internet. A publicação está disponível em vários idiomas para download pelo site http://virtualstages.eu/download/.
A presidente da MED, Gianna Capello, destacou a importância de eventos como esse para fortelecer a prática e a discussão da área. “A troca de informações entre professores, acadêmicos, profissionais de comunicação e interessados é responsável pelo fortalecimento e pela vanguarda da Media Education entre os países envolvidos”.
O evento contou com a participação dos brasileiros Paulo LIma e Juliana Winkel, portadora do Prêmio Marizainha Fusari e responsável pela redação desta nota.
Mais informações sobre as atividades da MED podem ser encontradas em http://www.mediaeducationmed.it/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita