Prepare-se para a sexta edição da operação "Sete dias com os Media"


De 3 a 9 de maio próximo, somos desafiados a prestar atenção ao lugar que os media e as redes sociais ocupam no nosso quotidiano. Volta este ano a operação nacional (Portugal) “Sete Dias com os Media” e, com ela, a proposta de parar para refletir e agir sobre um campo que é vital para a qualidade da vida individual e coletiva.
Um número crescente de pessoas – de todas as idades, já não concebe a sua vida desligada da internet e das redes sociais. Vemos tecnologias cada vez mais carregadas de recursos e aplicações; ouvimos promessas que acenam com a facilidade do acesso à informação e à comunicação; lemos notícias e resultados de estudos que mostram que as coisas, com frequência, não são bem assim. Não podemos ignorar que as tecnologias criam possibilidades, mas não asseguram por si que essas possibilidades se tornem realidade.
Há perguntas incontornáveis para as quais as respostas não existem já feitas. Como nos podemos tornar mais capazes de um uso inteligente e criativo das máquinas e dos conteúdos e ser mais exigentes naquilo que partilhamos e de que gostamos? Como podemos enriquecer-nos culturalmente com as redes sociais e outras plataformas digitais? A que ferramentas e métodos recorrer, para ser capaz de distinguir entre o que tem valor e o que é mentira ou mesmo charlatanice? De que modo gerir o tempo, para não ficarmos demasiado dependentes dos ecrãs e, antes, os utilizemos para enriquecer os encontros diretos e explorar o mundo em que vivemos?
A semana de 3 a 9 de maio não conseguirá certamente agarrar todos estes aspetos. Mas pode ser uma oportunidade para se conversar – em casa, na escola, no grupo de amigos, no clube. Ou mesmo para se criar um tempo de debate, um evento original, que sirva para colocar os media, as tecnologias e as redes sociais como foco das atenções.
Cada um, no seu contexto, descobrirá quais as iniciativas que faz mais sentido tomar. Se as quiser partilhar com outros, pode inscrevê-la num breve formulário fácil de preencher no site do projeto: http://www.7diascomosmedia.pt/
Mais informações: 7diasmedia@gmail.com
Fonte: http://www.7diascomosmedia.pt/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita